It is currently Fri Mar 29, 2024 1:16 pm



Reply to topic  [ 1 post ] 
 Manuel CORREIA DIAS 1940-1942 
Author Message

Joined: Sun Mar 10, 2013 5:29 pm
Posts: 591
Name: Manuel Belo Correia Dias

Image

Country: :POR: Portugal
Club: FC Porto
Position: *CF
Side: LF/BS
Age: 21-23 years (24/03/1919)

Height: 182 cm
Weight: 113 kg

Attack: 87
Defence: 28
Balance: 95
Stamina: 73
Top Speed: 77
Acceleration: 75
Response: 83
Agility: 68
Dribble Accuracy: 72
Dribble Speed: 67
Short Pass Accuracy: 69
Short Pass Speed: 65
Long Pass Accuracy: 67
Long Pass Speed: 69
Shot Accuracy: 83
Shot Power: 88
Shot Technique: 81
Free Kick Accuracy: 67
Curling: 62
Header: 84
Jump: 73
Technique: 73
Aggression: 96
Mentality: 85
Goalkeeper Skills: 50
Team Work: 69

Injury Tolerance: C
Condition/Fitness: 5
Weak Foot Accuracy: 6
Weak Foot Frequency: 6
Consistency: 5
Growth type: Standard


CARDS:
P15: Goal Poacher
P21: Fox in the Box

SPECIAL ABILITIES: Scoring - Post Player - Lines - Positioning

Attack/Defence Awareness Card: Attack Minded


INFO:

Quote:
Correia Dias é um dos melhores exemplos do "perfil" de avançado-centro para os anos 40 do século XX no futebol português. Devido ao sucesso de Peyroteo, no final da década de 30 e anos 40, os clubes tentavam colocar como avançado-centro um futebolista com as mesmas características: possante, com boa estampa física e resistência, alto, com remate espontâneo e forte com os pés, colocado entre os defesas adversários, ainda que pouco dotado tecnicamente. Correia Dias tinha estas características ainda que fosse irregular e dado a lesões que limitavam a sua actividade. Em relação a Peyroteo era "menos músculo e mais banha!" O Benfica foi dos clubes que mais resistiu a esta "peyrotização" do futebol português, até porque os adeptos do"Glorioso" só toleravam "incapacidade técnica" nos defesas. Os médios tinham de ser "suficientemente dotados" e os avançados, principalmente o avançado-centro, habilidosos. Características que vinham dos anos 10, 20 e 30 (António Ribeiro dos Reis, Jesus Crespo, Vítor Silva e Guilherme Espírito Santo). Mas mesmo assim o Clube cedeu a esta tendência, adquirindo, no final da época de 1941/42, ao Académico FC (Porto), o "Correia Dias alvi-negro": Julinho. Se bem que Julinho fosse em termos de "peyrotização" um "híbrido": não era tão possante, mas era muito mais habilidoso. E em termos de resistência, tanta como Peyroteo e muito mais que Correia Dias.



Quote:
Tempos houve em que o amor à camisola falava mais alto do que qualquer ordenado ou prémio de jogo chorudo. Nenhum dinheiro do Mundo pagava a honra e o prazer de jogar com o emblema do coração ao peito. Era o tempo do futebol romântico, puro, e sem os tiques de vedetismo e exploração que o belo jogo hoje em dia ostenta.
A nossa estrela de hoje foi um desses eternos apaixonados pelo clube dos seus olhos...
E dando continuidade na vitrina alusiva às “estrelas cintilantes” a jogadores de peso – recordámos que na nossa última passagem por esta vitrina visitámos o célebre Willy “Fatty” (gordo) Foulke – iremos sem mais demoras traçar umas breves linhas sobre o corpolento avançado do FC Porto na década de 40 Correia Dias.
Manuel Belo Correia Dias nasceu no longínquo ano de 1919, a 24 de Março, tendo como berço a Cidade de Ovar, bem próxima do Porto.
Seria nesta última urbe que Manuel daria os primeiros pontapés oficiais na bola... ao serviço do seu grande amor, o FC Porto. Seria como “dragão” que o jovem Manuel faria toda a sua formação de futebolista tendo chegado à equipa principal dos azuis-e-brancos na temporada de 1941/42. E logo na estreia deu nas vistas com dois golos ao Vitória de Guimarães!
O jovem Manuel passou então a popularizar-se nos rectângulos de jogo como o temido avançado Correia Dias. Temido não só pelo seu instinto natural para o golo como igualmente pelos seus 113 quilos de peso! É verdade. Ainda hoje é reconhecido como o avançado mais corpulento do futebol lusitano.
Tornou-se desde logo num ídolo para os adeptos portistas, não somente pelo seu aspecto físico e peculiar jeito para o pontapé na bola como também pelo facto de se ter tornado num dos maiores goleadores do clube portuense. Neste aspecto é de sublinhar que foi precisamente na sua temporada de estreia ao mais alto que Correia Dias se consagrou como o melhor marcador do Campeonato Nacional da 1ª Divisão com 34 remates certeiros.
Não venceu qualquer título colectivo de alto gabarito pelo seu FC Porto, contudo foi peça influente numa das mais célebres vitórias de uma equipa portuguesa sobre um combinado internacional. Tal efeméride deu-se a 6 de Maio de 1948 quando no mítico Estádio do Lima (Porto) o FC Porto recebeu o poderoso Arsenal de Londres. Ingleses que na época eram considerados a melhor equipa do planeta. Resultado final desse histórico encontro (do qual aqui já falámos na vitrina dedicada aos “grandes clássicos” da bola): 3-2 a favor os portugueses, tendo Correia Dias apontado dois golos aos pupilos do lendário mestre da táctica Herbert Chapman.
E Correia Dias podia muito bem não ter participado nesta epopeia portista, já que em 46/47 ele abandonou temporariamente o futebol alegando motivos de ordem pessoal. No entanto o FC Porto sentiu a sua falta e o treinador Eládio Vascheto convenceu-o a voltar à acção. O amor ao clube falou mais alto e Correia Dias não consegiu dizer não. Neste regresso sublinharia que jogaria de graça, que não queria um tostão do seu clube, mas por uma questão de igualdade e disciplina foi obrigado a aceitar um ordenado semelhante ao que o restante plantel auferia. Mas Correia Dias não precisava de dinheiro para defender a sua dama, jogava por amor.
E assim o fez até ao final da sua carreira, mais precisamente até à temporada de 48/49. Pelo seu FC Porto actuou por 114 ocasiões e fez balançar as redes em 110 ocasiões! Notável.


Sat Jun 21, 2014 8:17 pm
Profile
Display posts from previous:  Sort by  
Reply to topic   [ 1 post ] 

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 9 guests


You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot post attachments in this forum

Jump to:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Designed by ST Software for PTF.